Chegou a hora de dar voz para sua Startup ou pequena empresa!
Você já se pegou falando ou pensando: “A minha startup está com tudo certo e pronto, mas, não deslancha”…“Tenho uma microempresa, venho me atualizando no contexto do mundo digital e, de repente, parece que meu mundo parou”?
Pois é, como consultora de empreendedores e empresários, na área da Comunicação Criativa, realizando treinamentos, ministrando cursos, orientando ou assessorando gestores e grupos dos mais diversos segmentos, nos últimos meses, conclui que há uma lacuna gigantesca, que os impede de fazer seu produto ou serviço chegar a quem precisa e até mesmo de escalar ou atrair investidores. É uma constatação em âmbito nacional, já que me relaciono com empreendedores de todo o Brasil. E agora, divido com você.
Pequenas empresas ou startups iniciantes, ainda que possuam investidores, tenham qualidade pautada em um bom customer development, métricas, mentores, um benchmarketing perfeito e o pitch dos sonhos, muitas vezes, não conseguem atribuir verbas para um marketing que seja, claramente, eficaz. O dinheiro não sobra! Algumas delas, ainda não tem o conhecimento de que a Assessoria em Comunicação e Imprensa é o aspecto que, com estratégias bem desenvolvidas, focadas em seus respectivos nichos, com metas concretas, mensuráveis e claras serão capazes de ampliar e solidificar uma marca.
Sim, a divulgação, que não é privilégio de grandes corporações e empresas antigas no mercado é, exatamente, o aspecto condutor que vai dar o “up” a esses grupos.
O que pode parecer uma ousadia é a forma como muitas empresas se posicionaram frente ao mercado competitivo. Uma startup constata ter produtos de excelência e soluções exatas para demandas do seu público, mas, este nem sabe que ela existe. Isso reafirma o conceito de que não basta saber que sua empresa é inovadora. Da mesma forma é possível ir além do olhar na publicidade. E é assim que uma Assessoria de imprensa específica para startups e pequenas empresas atua.
É por isso que me dediquei a criar um programa especifico para o atendimento a esse setor. Queria algo que fosse, de fato, viável e diferenciado no âmbito do investimento e que pudesse eficaz. Na minha visão de Comunicação Criativa, formatei um atendimento claro que, mesmo atuando junto à mídia espontânea, abra frentes e soluções.
Hoje, minha Assessoria em Comunicação Criativa e Imprensa atua junto à mídia geral (tradicional – jornais impressos, rádio, televisão e digital: jornais virtuais, redes sociais, grupos de influência real, sob pesquisas personalizadas) para dar voz às possibilidades advindas dessas ações tradicionais.
Assessorar startups é muito mais que divulgá-las. Uma assessoria precisa ser assertiva e focada em dar destaque aos objetivos da empresa, numa construção baseada na credibilidade, que seja sequencial, de olhar sustentável, capaz de conquistar espaços junto a veículos fortes e afins.
O profissional da assessoria precisa ter relacionamento, bem como ajudar a gerar relacionamentos diretos para as startups. A autoridade do cliente vai sendo construída frente à sociedade e, chega, até mesmo, antes do sucesso dessa, em alguns casos.
Além da autoridade, da credibilidade, da sustentabilidade, do relacionamento e da comunicação clara de propósitos, a assessoria também é útil no gerenciamento de crises. A visibilidade vem, ainda, aliada à propósitos de lançamento de produto ou serviço, constrói a consciência sobre a trajetória, história e valores que sustentam a entidade, pode ser concentrada em busca de investimentos ou em ativar a jornada do comprador. Trabalho, assim.
O Brasil tem 12.700 startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) — crescimento de 27% em relação a 2018, quando eram 10 mil empresas O Brasil tem 12.700 startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) — crescimento de 27% em relação a 2018, quando eram 10 mil empresas.
Nos dias atuais, existem 19 Startups Unicórnios no Brasil, sendo que os dados de investimentos recebidos cresceram 17% em relação a 2020. Além disso, já em janeiro deste ano, novo recorde chegou: 633 milhões de dólares em novos investimentos, representando um volume 185% superior ao ano passado.
Para os que não sabem, Startups Unicórnios são empresas que atingem mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado. Você até pode não aspirar o título de unicórnio, mas, como empreendedor respeitável, não chegou até aqui para guardar seus tesouros na gaveta. Diante dos altos números de startups nacionais, mesmo que elas não sejam do seu segmento, para ser visto, você pode e deve abrir espaço para uma boa Assessoria em Comunicação. Conte comigo. Já são quase 30 anos revelando talentos e é por isso, que em dediquei a criar um caminho especial para você. Só chamar.
Márcia Francisco